SENSOR DE VELOCIDADE

O sensor de velocidade está localizado normalmente na saída do diferencial, tem a função de transmitir a informação de velocidade para o velocímetro e a central de injeção.

O sensor de velocidade pode ser encontrado nas seguintes configurações: magnético ou de relutância variável e de efeito hall.

O mau funcionamento deste sensor fará com que o veiculo tenha um alto consumo de combustível e o carro morra em desacelerações.

Os fatores que levam o sensor de velocidade a ter um mau funcionamento são esses:

  • A fadiga do produto por está próximo a regiões quentes como o escapamento do automóvel.
  • Em casos que o coxim do cambio esta com uma grande folga, o cambio pode vir a sofrer vibrações fazendo com que este sensor tenha um mau funcionamento.
  • Caso está polia ou engrenagem tenha tomado alguma pancada, ela pode vir a empenar fazendo com que o sensor tenha um mau funcionamento.
  • O sensor pode ter sido trocado em algum momento por um que não tenha aplicação no veiculo que ele esta sendo usado, isso pode ocasionar em leituras incorretas, sempre verifique o numero do sensor no catalogo aplicação.
  • Problemas de chicotes quanto a oxidações e rompimento podem ser facilmente verificados utilizando o esquema elétrico do veiculo e um multímetro.
  • Todos os sensores possuem uma vida útil e após um determinado tempo o sensor poderá parar de funcionar, abaixo explicaremos como testar este sensor.

21053-g

A substituição do sensor de velocidade deve ser feito por um profissional qualificado.