Componente vital dos veículos, a bateria tem ganhado ainda mais importância com a eletrificação dos modelos, por isso é importante sempre estar atento com o sistema elétrico do carro para garantir a sua segurança e dos demais passageiros.

Em média uma bateria tem uma vida útil de 2 a 3 anos, segundo alguns fabricantes, mas esse período está ligado ao seu uso. Em carros com pouco uso de ar-condicionado, sistemas de sons sem grandes exageros e lanternas com uso normal, o componente poderá ter uma duração maior.

Com a eletrificação dos modelos, as próprias empresas que produzem as baterias vivem um grande desafio de cada vez mais aumentar a capacidade dos seus materiais, já que a tendência é que os veículos acabem consumindo mais.

Dicas de como notar possíveis problemas nas baterias: 

1- O problema clássico 

O sinal mais básico que geralmente é notado quando se tem um problema na bateria é quando você entra no carro, tenta iniciar a ignição e nada acontece. Após inúmeras tentativas, é quase certo de que a bateria acabou de vez.

Um processo paliativo para que você consiga ligar o carro e levar ele até um mecânico pra ser feito é o uso de cabos para a transferência de energia, mais conhecido como “chupeta”, ou baterias recarregáveis portáteis para o mesmo objetivo.

2- Falhas nas luzes do veículo 

Se for notada uma falha em algum sistema elétrico, como problemas nas luzes ou oscilações, avisos de problemas com o sistema de injeção do combustível ou até mesmo com a ventilação e ar-condicionado, procure um local especializado, como uma autoelétrica, para fazer a manutenção.

3- Luz no painel é sempre sinônimo de atenção 

Fique atento às luzes do painel. A intensidade ou o acionamento de uma delas pode indicar problemas com a carga da bateria.

4- Dificuldade para ligar o carro   

O carro deve ser ligado na primeira batida de chave, caso isso não aconteça e você sentir que essa ignição está mais demorada do que o normal, agende uma visita ao seu mecânico de confiança e busque saber se é algo relacionado à bateria.

5- Como posso aumentar a vida útil da bateria? 

Mesmo lembrando que a troca da bateria deva ser feita periodicamente, alguns cuidados são importantes para o prolongamento de sua vida útil. Entre eles, não esquecer faróis e rádio ligados. Isso ajuda a manter a carga do veículo.

Não ligar som, faróis ou outros itens que exigem energia da bateria com o motor desligado. Ligar o veículo com frequência e dar uma volta é importante, independentemente do ano de modelo do seu carro.

Em caso de um carro com grande consumo, é possível também desligar os polos da bateria para que ela não seja drenada. Faça isso somente com o carro desligado e com muito cuidado, já que este procedimento pode afetar o sistema de rádio e outros itens periféricos do carro, fazendo os mesmos serem reiniciados e perderem as formatações anteriores.

Manter os bornes da bateria limpos é uma ação que ajuda na sua durabilidade, assim como não dar partida com os faróis ligados, caso ele não tenha o acendimento automático.

Seguindo essas dicas você vai poder desfrutar de tudo que seu veículo pode proporcionar sem qualquer dor de cabeça e situações inesperadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *