“Portanto você vai ser multado por excesso de velocidade até 20% acima do permitido na via. Se a velocidade considerada for de 51 km/h até 60 km/h você recebe uma multa média.”

          A tecnologia trouxe muitos benefícios para o setor automotivo, mas em alguns casos ela se apresenta frágil. Por isso, de alguns anos pra cá, um problema que por várias vezes tira o sono do motorista são os defeitos nos painéis dos carros. Se o ponteiro do velocímetro do seu carro não mais acompanha as variações de velocidade, ou se o alerta de tanque na reserva fica ligado mesmo depois de veículo acabar de ser abastecido, é melhor procurar um especialista urgente, e evite qualquer tipo de danos mais sérios e até multas!

          E nos dias de hoje então!! Com as novas regras de velocidade em vigor nas principais vias de São Paulo e principalmente com a cidade cada vez mais monitorada, o mau funcionamento do velocímetro aumenta o risco de os motoristas serem muito mais multados. Hoje no mercado, o custo do reparo em painéis de carros varia de R$ 200, para os analógicos, a R$ 500 para os digitais. Entenda que é grande a chance de eventuais erros ocorrerem nas informações exibidas no painel quando há falhas relacionados ao módulo. Ou mesmo em sensores, como os de rotação, velocidade e temperatura do motor, por exemplo.

          Veículos feitos até o início dos anos 2000, que utilizam sistemas analógicos de aferição de velocidade, são mais sujeitos a falhas e são os que mais aparecem nas oficinas. Isso ocorre porque em algumas partes dos carros, no quesito “tecnologia automotiva”, houve pouca evolução. Outro dado importante são em relação aos carros feitos antes de 2008 também, na qual, um defeito relativamente comum nos painéis com tela de LCD é a falha na exibição de alguns dígitos. Como os que mostram dados de hodômetro ou mesmo o velocímetro. Ou seja, já que a maioria dos painéis é digital, se a tela apagar, o defeito pode estar no painel, com certeza.

          São vários os motivos que podem prejudicar a aferição de dados do carro, como por exemplo, os fusíveis queimados e defeitos em dispositivos como a bateria, assim é preciso checar se o sistema elétrico está em dia. Outro caso são as panes nos sensores que causam erros de leitura que são transmitidos aos ponteiros. E as falhas na marcação do nível de combustível podem estar relacionadas ao mau funcionamento do sensor do tanque, mais conhecido como “boia”. Os sistemas acionados por meio de cabos, também não estão imunes a falhas. O problema também pode ser com uma lâmpada queimada ou com os sensores instalados em outras partes do carro…

Portanto, fique atento a este tipo de manutenção e “se ajude” a evitar multas em radares e lombadas eletrônicas ou ficar em pane seca pela cidade.

Reparos no painel do carro ajuda a evitar danos mais sérios e multas em radares e lombadas eletrônicas.

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