“De acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pode gerar multa e a remoção do veículo. “Ter o seu veículo imobilizado na via por falta de combustível: infração – média; penalidade – multa; medida administrativa – remoção do veículo”

                                 Indicador de combustível       

            O sistema de medição do combustível é composto por 02 componentes: O Indicador de combustível que fica no painel e a Sensor de nível (boia) que fica dentro do tanque de combustível.

           A Boia possui uma conexão com haste metálica. Esta base geralmente é montada a uma resistência variável, sendo que esta resistência que vai permitir que um determinado fluxo de corrente passe por ela. O nível de combustível que estiver armazenado dentro do tanque vai acabar mudando este posicionamento tanto da boia quanto das hastes que estão conectadas com ela, permitindo que esta informação seja mostrada no indicador do painel do carro.

 


     Bomba de combustivel com a boia de nível       

         Quando a boia que está dentro do tanque estiver na parte de cima, o contato que desliza da resistência permanece perto do lado aterrado, o que significa que a resistência é pequena e uma quantidade relativamente grande de corrente passa através do fio que chega até o marcador no painel. Quando o nível do tanque baixa, a boia desce, o contato desliza, a resistência aumenta e a quantidade de corrente enviada ao marcador diminui.

           Boa parte dos modelos lançados mais recentemente estão se utilizando de microprocessadores que são instalados em modulo que tem como uma das funções fazer a leitura da resistência variável no tanque. Depois disso, estas informações são repassadas para outro microprocessador dentro do painel, que faz outra leitura e interpretação dos dados e repassa para ponteiro do indicador.

Tem alguns carros que vem com a luz de reserva, quando acesa procure logo um posto de combustível mais próximo, não ficar na mão.

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